Decisão da Globo com Pantanal chama atenção após adiar novela

Renato Góes (José Leôncio) e Bruna Linzmeyer (Madeleine) em cena de Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)
Renato Góes (José Leôncio) e Bruna Linzmeyer (Madeleine) em cena de Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Globo tomou uma decisão no mínimo curiosa com a novela Pantanal. Depois de adiar a estreia da trama por conta de atrasos nas gravações, a emissora agora está acelerando os acontecimentos.

Conforme o Entretê revelou em primeira mão, a Globo mexeu na edição da novela das nove e está encurtando a primeira fase da história. Isso vem acontecendo desde a semana passada.

O capítulo do último sábado (02) foi quando tudo aconteceu. A emissora ativou o “acelerador” e adiantou vários acontecimentos. Atualmente, a trama de Benedito Ruy Barbosa está exibindo os acontecimentos dois dias antes do previsto.

Novela acelerada

A cena em que a sucuri arrasta um jagunço para dentro do rio, por exemplo, estava inicialmente marcada para encerrar o capítulo desta sexta-feira (08). No entanto, a cena fechou o capítulo da última quarta-feira, dia 06.

A decisão da Globo de acelerar Pantanal é no mínimo curiosa. Inicialmente, a emissora tinha marcado a estreia do remake para o dia 14 de março, já que o último capítulo de Um Lugar ao Sol iria ao ar no dia 11.

Adiamento

Mas a Globo decidiu adiar a estreia do folhetim em duas semanas. O motivo é que o cronograma de gravações havia atrasado após a produção ser afetada pela mais nova variante da Covid-19, a ômicron.

Por conta disso, a emissora iniciou uma operação nas ilhas de edição para esticar Um Lugar ao Sol. Como a novela de Lícia Manzo já estava totalmente gravada desde setembro do ano passado, a solução foi encurtar capítulos para que o material rendesse mais.

Deu certo. A Globo retalhou Um Lugar ao Sol e conseguiu fazer a trama ficar no ar por mais duas semanas, com seu penúltimo capítulo jogado aos leões, na faixa das 22h30.

O mesmo cenário complicado enfrentou Pantanal, que já no segundo capítulo teve que começar 22h30 e, no dia seguinte, enfrentou o futebol na Record. Até aí tudo bem, já que se viu necessário para não atrapalhar o andamento dos trabalhos da nova novela.

Decisão impressiona

O mais surpreendente é que logo na primeira semana de Pantanal, a Globo resolveu acelerar os acontecimentos para antecipar o início da segunda fase da trama. Possivelmente para dar mais ritmo aos capítulos iniciais. Além disso, promover o quanto antes a entrada dos atores que ficarão em todo o restante da história.

Mas se uma estreia em pelo menos uma semana antes atrapalharia o cronograma, por que descartaram dois capítulos na edição? É no mínimo curioso. Também chama atenção que a equipe da trama só tenha percebido agora que a primeira fase necessitava ser mais ágil.