Faustão fica abaixo de expectativa da Band após queda de ibope

Faustão no comando de seu programa na Band: audiência abaixo da expectativa (Foto: Reprodução/Band)
Faustão no comando de seu programa na Band: audiência abaixo da expectativa (Foto: Reprodução/Band)

Três semanas após a estreia, Faustão está abaixo das expectativas da Band. A previsão da emissora era de uma audiência maior do que o comunicador tem alcançado atualmente.

A projeção inicial da emissora é de que a atração comandada por Fausto Silva tenha audiência de em média 5,5 pontos na Grande São Paulo, principal mercado do país. A informação está em um documento da Band enviado ao mercado publicitário, o qual o Entretê teve acesso.

No material, o canal paulista comparou a audiência que o apresentador tinha na Globo com a projeção para o novo projeto. É o mesmo documento que revelou que a emissora tem dado aos anunciantes descontos vultosos de até 84%.

Queda de audiência

Na semana de estreia, Faustão conseguiu superar a meta esperada pela Band. Na ocasião, entre 17 e 21 de janeiro, registrou 6,2 pontos de média semanal na Grande SP. Mas os índices tiveram grande queda na segunda semana. Entre 24 e 28 de janeiro, a média semanal caiu para 4,5 pontos. Ontem (08), por exemplo, teve 4,3 pontos de média.

No entanto, a Band dá garantis no plano comercial do programa. A emissora, diz que conseguirá impactar com suas campanhas mais pessoas do que o extinto Domingão do Faustão.

Mesmo atingindo um universo de telespectadores menor que a Globo (191 contra 203 milhões), a emissora da família Saad promete aos anunciantes maior rentabilidade.

Isso porque, segundo as informações apresentadas aos anunciantes, as campanhas do programa de Faustão terão 2,3 bilhões de impactos. Segundo o canal, na Globo tinha 1,5 bilhão. Com isso, o CPM (custo por mil) cai de R$ 0,21 na concorrente para apenas R$ 0,04 na Band.

Para convencer os anunciantes, a emissora também apresentou dados mostrando que a audiência na faixa nobre de segunda a sexta-feira é 13% maior do que no domingo, dia que Fausto Silva se apresentava na Globo.

Faustão ainda não preocupa

Até o momento, a audiência alcançada pelo comunicador não é uma preocupação na Band. Apesar de estar abaixo do esperado inicialmente, os números ainda são muito superiores aos que o canal registrava na faixa antes do novo programa. O ibope era em torno de 1 ponto com novelas estrangeiras e beirando o traço com o religioso do pastor R.R. Soares.

Nessa fase inicial, o principal objetivo da emissora é que Faustão entregue um bom programa e que, principalmente, se pague. Na semana passada, inclusive, a atração fechou o patrocínio do quadro Dança das Feras com o banco Bradesco.

Passado o início dos trabalhos, vem a certeza de que resultados de audiência serão cobrados. E Faustão terá o desafio de manter público disputando com as principais atrações da Globo, Record e SBT.