Pantanal: Jove descobre que Tadeu é seu irmão e toma decisão

Jove (Jesuíta Barbosa) descobre que Tadeu (José Loreto) é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)
Jove (Jesuíta Barbosa) descobre que Tadeu (José Loreto) é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira) em Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em Pantanal, Jove (Jesuíta Barbosa) descobrirá um segredo de família. Pressionado, José Leôncio (Marcos Palmeira) confessará que Tadeu (José Loreto) também é seu filho e o jovem resolverá ir embora da fazenda.

Depois do susto que passou com o sumiço do herdeiro, José Leôncio tentará se acertar com ele novamente. O fazendeiro começará a falar de Antero (Leopoldo Pacheco), pai de Madeleine (Karine Teles), e o vício em jogo do ex-sogro.

Jove afirmará que não tem o mesmo vício do avô, mas contará que aprendeu com Antero. “Eu peguei horror ao baralho desde então. Mas ele me deixou uma importante lição. A nunca blefar sem uma carta na manga!”, explicará.

Ao perceber que o pai não entendeu seu comentário, o rapaz decidirá questioná-lo de forma direta. Eu não sou o seu filho único… Sou? Quando o senhor bater as botas, isso tudo não vai ficar só para mim”, falará.

Jove enfrenta José Leôncio

José Leôncio tentará desconversar e se fará de desentendido. “Eu num tô lhe entendendo. Eu num tô entendêno nada”, alegará. Jove então dirá que não foi para o Pantanal atrás da fortuna do pai e que ele não é do jeito que imaginava.

Eu não vim aqui atrás da sua fortuna e não vou ficar aqui por conta dela. Eu sei que não sou aquilo que o senhor esperava, mas o senhor não é o que eu pensei que fosse”, soltará o jovem.

“O senhor não cheira a bosta de vaca, como dizia minha mãe, mas é mais bronco do que eu pensei que fosse. Não me leve a mal… Não é uma ofensa, apenas uma constatação”, completará Jove.

José Leôncio se sentirá ofendido com o comentário do herdeiro. “Num é o que tá parecêno”, responderá ele. Sincero, o filho de Madeleine continuará se abrindo e dirá tudo o que pensa.

“O tempo que passei pensando que fosse órfão de pai, o senhor passou idealizando um filho peão ou doutor. Um filho macho e bronco, como o senhor. E, sejamos francos: esse filho não sou eu”, vai disparar Jove.

O rapaz dirá que o pai projetou um filho que fosse como ele. “Você projetou em mim o filho que o senhor queria ter criado no lombo do seu cavalo. E está tão frustrado porque sabe que, nem que eu quisesse, eu conseguiria ocupar esse lugar”, comentará.

José Leôncio tentará argumentar e afirmará que precisa explicar melhor a história. No entanto, Jove se mostrará decepcionado. “É o que eu venho esperando desde o dia em que te conheci, que o senhor fosse franco comigo, como bradou aos quatro ventos que foi ao longo de toda a sua vida!”, falará.

Segredo revelado em Pantanal

O fazendeiro não entenderá como o filho está sabendo de tantas coisas e será colocado contra a parede. “Eu não estou te cobrando nada… Eu só quero abrir o jogo com o senhor, pai, pela primeira vez. O Tadeu é o seu filho, não é?!, questionará Jove.

José Leôncio se sentirá afrontado com o questionamento, mas revelará a verdade. É… O Tadeu é meu filho, Joventino. Mas…”, dirá ele, que não terá tempo de se explicar.

Satisfeito com a resposta do pai, Jove decidirá deixá-lo sozinho. “O senhor não tem que me explicar mais nada”, afirmará. Mas o fazendeiro fará questão que os dois se entendam. “Porque ocê é meu filho, diacho… Eu te esperei esses anos todos pra quê?”, soltará ele.

“Quando o senhor for ao Rio de Janeiro, vá nos visitar. Eu garanto que ninguém naquela casa vai te destratar”, garantirá o rapaz. “Eu nunca mais piso naquela terra maldita!”, irá disparar José Leôncio.

Decidido a ir embora, Jove dará adeus ao pai. “Nesse caso, a nossa história se encerra aqui”, finalizará o jovem, que estará resolvido a voltar para o Rio de Janeiro.